setembro 19, 2019 Por Haras Vista Verde

Saiu o informativo # 17 do Jockey Club de Sorocaba

INFO CAPA 17palavra do presidenteOS últimos 15 dias foram repletos de “Acontecimentos Importantes”. Nas corridas, o grande destaque foi BRASILIA TOLL que venceu o Grande Prêmio Brasil, e ZION VERDE que venceu o III DERBY.

Um Seminário Internacional ministrado pela AQHA aos criadores, proprietários e profissionais do Brasil, coroou o Projeto de Palestras do Jockey Club de Sorocaba, com objetivo de trazer mais experiências e aprendizado. Quem soube aproveitar esta oportunidade, adorou os assuntos trazidos por Janet VanBebber – Diretora de Corridas da AQHA, Sierra Kane – Gerente de Atividades Internacionais AQHA e Dra. Megan Petty – Médica Veterinária membro da AQHA.

Muito se falou sobre o Treinamento do cavalo de corrida e bem-estar animal.

Ainda sobre o bem-estar animal, vamos encontrar cada vez mais pressão de grupos contrários as “atividade equestres”. Alguns estudantes, conseguiram “barrar” um show na maior corrida do mundo (em público, pelo menos), a MELBOURNE CUP, onde cada ingresso custa R$ 10.000,00, e tem mais de 150.000 pessoas no Hipódromo.

Temos que cuidar cada vez mais deste assunto tão importante. Vários Hipódromos do Brasil, já fazem corridas com antidoping. O Sr. Allan Guerra, Presidente da Associação Brasileira de Canchas Retas, contatou-me, solicitando informação, porque querem fazer os exames de antidoping das provas de Cancha Reta no Brasil, em Laboratórios Homologados pela IFHA (International Federation of Horseracing Authorities). Hoje há apenas 5 laboratórios no mundo homologados IFHA (França, Hong Kong, Inglaterra, Estados Unidos e Austrália).

Me assusta, quando um grande hipódromo do Nordeste do Brasil, resolve fazer corridas sem controle antidoping, cedendo à pressão de pessoas que não tem o compromisso com a criação e com os animais, e sim esperam apenas resultados imediatos.

Como todos sabem, há quase dois anos, o Jockey Club de Sorocaba realiza os exames de antidopagem das finais dos Grande Prêmios Milionários, em Laboratório homologado IFHA na Universidade de Davis na Califórnia EUA, e os exames das classificatórias no Laboratório LADETEC no Rio de Janeiro.

Durante estes quase dois anos que fazemos exames desta forma, sofremos todo tipo de pressão para voltarmos atrás. Pressão de criadores grandes, de clientes que compram cavalos por altas somas, se veterinários, de comerciantes de cavalos, e até de Dirigentes com grande “poder de fogo”. Uma forte pressão, para que não utilizássemos laboratório IFHA e realizássemos todos os exames no Rio de Janeiro. Resistimos, sofremos “boicote”, fomos difamados, tudo em nome do Esporte Limpo, da proteção aos proprietários que querem corridas justas, e em respeito ao nosso atleta: O CAVALO.

Valeu a pena. Nos últimos dias, recebemos um comunicado do Laboratório do Rio de Janeiro LADETEC, que em 30/09/2019, encerrará suas atividades de exames antidoping em equinos.

Fica aqui um Parabéns especial a competência de nossa COMISSÃO DE CORRIDAS, que há quase 2 anos, com apoio do Consultor Dr. Thomas Wolff, iniciou o trabalho com laboratórios Internacionais, fato que nos dá tranquilidade para atrair mais gente séria para o Jockey Club de Sorocaba.

Gente séria só vem correr em Sorocaba, se souber que disputará em igualdade de condições. Gente séria quer o esporte mais barato, onde não exista “fórmulas milagrosas” para se injetar num cavalo, alegando que ele vai voar, e que não aparece no exame.

Gente séria quer um lugar para levar a família e incentivá-los a competir, ganhar ou perder, mas honestamente, onde vencerá o melhor criado, melhor treinado. Este lugar é o Jockey Club de Sorocaba.

Antes de encerrar atividades para exames de equinos, e nas vésperas do Grande Prêmio Brasil do Jockey Club de Sorocaba, o LADETEC do Rio de Janeiro, detectou um exame positivo para CLEMBUTEROL, num animal na Classificatória do III Derby. Esta é uma droga usada por alguns como anabolizante,

Foi aí, que definitivamente apareceu, o porquê defendemos tanto o exame antidoping sério e bem feito. O porquê defendemos o turfe honesto. O correr em igualdade de condições, sem querer ganhar, se aproveitando de algo proibido.

Temos insistido que o exame do Rio ia pegar detectar tal doping. Alguns não acreditavam nisso. Foi só pegar positivo o primeiro cavalo, que o Grande Prêmio Brasil, com bolsa de R$ 100.000,00, que tinham 9 cavalos inscritos até a quinta-feira (véspera da corrida), correu com apenas 4 cavalos.

Fácil de entender que com esta nossa forma honesta de agir, pegar os infratores, aplicar-lhes e fazer cumprir as punições, é o que atrairá GENTE BOA E HONESTA para o esporte! Pode doer hoje, mas é a única forma de manter vivo nosso Jockey.

SEMPRE É BOM RELEMBRAR – O JOCKEY CLUB DE SOROCABA DEU TODAS AS CHANCES

Temos memória curta, por isto é sempre bom relembrar. O JOCKEY CLUB DE SOROCABA, através de sua Diretoria e da COMISSÃO DE CORRIDAS, fez um trabalho espetacular durante estes últimos 2 anos, objetivando a CORRIDA LIMPA. No intuito de organizar o esporte, chamou os proprietários e profissionais, para que caminhassem juntos. Optou por AÇÕES ORIENTATIVAS e NÃO PUNITIVAS. Mesmo assim, alguns quiseram “arriscar”, para levar vantagem. SE DERAM MAL.

A Resolução # 01 – do dia 03 de janeiro de 2019 da COMISSÃO DE CORRIDAS foi clara e absoluta. Informada ao MINISTÉRIO DA AGRICULTURA. Se alguém pensa em alguma mudança na pena aos INFRATORES, a mudança só será para PIOR. Todas as chances do mundo foram dadas, no sentido EDUCATIVO.

Nesta, a Diretoria solicita a Comissão de Corridas, para que haja uma possibilidade melhor de trabalho em 2019, que a pena de suspensão imposta a boa parte deles, pudesse ser transformada em PENA ALTERNATIVA POR MULTA PECUNIÁRIA.

A Comissão de Corridas diante do apelo justificado pela diretoria, resolveu de forma ÚNICA E EXTRAORDINÁRIA acolher o pedido de transformação da suspensão em pena alternativa por multa pecuniária, porém não devolveu ao profissional o benefício da primariedade.”

A grande emoção que tenho sentido, é que a Grande maioria dos proprietários, criadores, apostadores e profissionais do Jockey Club de Sorocaba APROVA esta seriedade imposta pela Diretoria e entende que, este é o único caminho para o sucesso do nosso Jockey e da nossa atividade.

Vivemos o melhor momento de nossa instituição. Temos apenas mais dois meses de gestão desta Diretoria, mas a convicção que deixamos para as próximas gestões, um ambiente agradável, com contas em ordem, para darem sequência ao plano de trabalho implantado com sucesso.

Com todas estas novidades implantadas, tivemos a mesma receita do ano anterior, reduzimos em mais de 50% o “buraco” existente no Jockey, ganharam proprietários de todas as partes do Brasil e do exterior, produzimos avanços incontestáveis, e a média dos cavalos vendidos foi a maior da HISTÓRIA.

Obrigado a todos pelo apoio e pelo respeito ao que é justo.

Segundo palavras do Dr, Plínio Kiehl, um dos mais importantes criaodres do BRASIL: “A GRANDE MALANDRAGEM DA VIDA É SER HONESTO”.

Um grande abraço a todos.

Mauro Eli Zaborowsky

Presidente do Jockey Club de Sorocaba

Postado em: Artigos,Brasil
Marcado com: , ,

Nenhum comentário »

No comments yet.

Leave a comment