julho 09, 2019 Por Haras Vista Verde

Quarto de Milha de Corrida, Hobby ou Investimento?

Texto de Mauro Eli Zaborowsky

Um hobby para quem gosta de velocidade e muitas emoções. E, quem sabe, pode até virar um investimento!
Quem quer iniciar nas Corridas com o Cavalo Quarto de Milha, pode começar comprando um potro de corrida nos diversos leilões que ocorrem anualmente no Tattersall do Jockey Club de Sorocaba. É o que há de melhor na genética da corrida do mundo.
Um “bilhete fechado” que pode transformar seu Hobby num grande investimento.
Para comprar em leilão é muito simples. Quem nunca comprou, pode fazer um cadastro na leiloeira MBA LEILÕES (www.mbaleiloes.com.br) e fica pronto para comprar. Ao comprar em leilão, pode pagar a prazo, ou à vista com desconto.
Se você quer entender e entrar para este emocionante mundo das corridas, veja a seguir este “Guia do Iniciante” que elaboramos com tudo que você precisa saber.

DEFINIÇÃO
O Quarto de Milha é um cavalo “de explosão” daí, sua especialidade ser “Um Quarto de Milha (402 metros)”. A maioria das corridas de Quarto de Milha no Brasil são feitas nas distâncias entre 201 e 503m em pista reta. Comparando, o QM é o corredor de 100m (como Usain Bolt) e o Puro Sangue Inglês, o “maratonista”.

ÍNDICE DE VELOCIDADE (I.V.) – (EM INGLÊS: SPEED INDEX – S.I)
De acordo com os resultados dos últimos anos, cada Hipódromo realiza uma tabela com os Índices de Velocidades (I.V.). Esta tabela atribui um índice, de acordo com o tempo que o cavalo fez em determinada distância.

REGISTRO DE MÉRITO (R.O.M.)
Animais que fizerem Índice de Velocidade entre 80 e 89 receberão o Registro de Mérito AA (DoubleA), com Índice de Velocidade entre 90 e 99 receberão o Registro de Mérito AAA (Triple A) e com Índice de Velocidade superior a 100 receberão AAAT (Top
Triple A).

PARTICIPAÇÃO NOS PÁREOS
A Comissão de Corridas do Jockey Club realiza “chamadas” para Páreos, onde os animais poderão ser inscritos naqueles Páreos que mais se adequem a sua categoria.
As chamadas têm como objetivo, a participação de animais da mesma categoria num mesmo páreo.
Normalmente combinam atributos como idade, sexo, I.V.

PESO DO JÓQUEI
O peso mencionado, é a somatória dos pesos do jóquei mais os acessórios de montaria. Caso não atinja o peso estabelecido receberá “plaquinhas” de chumbo, para completar o peso necessário. O peso é usado para “equilibrar” os páreos.

IDADE DOS ANIMAIS
Todos os animais completam um novo ano hípico a cada dia 1º de Julho após o seu nascimento, independente da data real que tenha nascido. Portanto, o animal que nasceu em agosto de 2015 completa seu primeiro ano Hípico em 1º de Julho de 2016, o
mesmo ocorrendo com um outro animal que nasceu em Outubro de 2015.
É comum no Brasil, os animais iniciarem sua campanha nas pistas com dois anos hípicos e meio.
No Grande Prêmio Torneio Início, em março de 2020, vão estrear os animais da Geração 2017, e em 2021, começam a correr os animais da Geração 2018, que normalmente são vendidos em 2020 nos principais leilões de potros da raça.

TEMPORADA DE MONTA
A temporada de monta no Brasil (período que normalmente cobrem-se as éguas), inicia-se em Agosto e termina normalmente no final de Dezembro.
Isto, porque, como a gestação de uma égua é de onze meses, as éguas cobertas em agosto vão parir em Julho do outro ano, as cobertas em Setembro parirão em Agosto do outro ano e assim por diante.
Os nascimentos da temporada sul americana vão de julho a dezembro. Já a temporada de monta nos Estados Unidos, acontece no 1º Semestre do ano (entre fevereiro e junho).

ANIMAIS “BEM-NASCIDOS”
Chama-se de animais bem nascidos, aqueles que completarem seus anos hípicos o mais próximo possível de seu aniversário real, portanto o nascido em Julho é mais bem nascido que o de Novembro.

CAVALO DE “SOBREANO” (EM INGLÊS: YEARLING)
Chama-se de Sobreano ou Yearling, o animal com um ano hípico e que ainda não completou o segundo ano.
Esta é a melhor fase para se comprar um produto de corrida, pelo fato de se ter certeza que ele ainda não foi “testado”.

DESMAMADO (EM INGLÊS: WEANLING)
É aquele que parou de mamar em sua mãe (no quinto ou sexto mês de vida) e ainda não completou 1 ano hípico.

QUANDO SE INICIA O TREINAMENTO?
Normalmente, os animais iniciam o processo de doma e preparação de treinamento para as corridas quando completam 2 anos hípicos.

FUTURITY
Chama-se de Futurity, os Grandes Prêmios realizados num ano calendário, reservado aos “POTROS”, que iniciam o ano com os dois anos hípicos e no segundo semestre contarão três anos hípicos.

DERBY
São os Grande Prêmios, realizados para os animais que iniciam o ano calendário já com três ou mais anos hípicos (chamados de: “CAVALOS VELHOS”).
Nos Estados Unidos, os Derbys, são apenas para animais de 3 anos hípicos.

TORNEIOS
Normalmente são Grandes Prêmios realizados com uma quantidade de animais que impossibilitam a realização de um só páreo. Então, se realizam eliminatórias (chamadas de “TERNOS”) cujos vencedores (e às vezes os melhores tempos) classificam-se para a final.

 

Postado em:  ,Artigos,Brasil
Marcado com: ,

Nenhum comentário »

No comments yet.

Leave a comment