outubro 24, 2016 Por Haras Vista Verde

Temporada de monta, como melhorar resultados

Recebi outro dia a Revista da BOB MOORE FARM, conceituado Haras Americano que cria e presta serviços ao Quarto de Milha de Corrida. Vi um importante artigo sobre a reprodução, e quero compartilhar com vocês.

Vale salientar que não sou veterinário, não tenho a experiência nem base científica para falar sobre assunto tão importante, mas como criador e objetivando auxiliar alguns criadores que como eu, se aprofundam por amor e curiosidade nos assuntos, querem ter melhores resultados na Temporada de monta.

A reportagem fala sobre como manusear as baixas doses de sêmen (e eles consideram baixas doses de sêmen aquelas doses com 1 bilhão de espermatozoides) que chegam ao haras para cobrir as éguas.

Vou traduzir algumas coisas que achei importante:

  • Objetivo: emprenhar as éguas o mais rápido possível, em menor número de ciclo possível.
  • Pouca coisa mudou sobre o assunto nos últimos 30 anos.
  • Dose a se enviar é de 1 bilhão de espermatozoides com mobilidade progressiva, com diluição de menos de 20% de plasma seminal, mantendo uma concentração entre 25-50 milhões de espermatozoides por milímetro, obtendo um volume total entre 30 e 60 milímetros.
  • Esta linha mestra foi determinada pelo Dr. Bill Picket, baseada em suas pesquisas, para estabelecer qual era o mínimo necessário de espermatozoides necessários para conseguir bons índices de prenhes por ciclo na fazenda.
  • Recomenda sempre pedir dose 48 horas antes, e na pior das hipóteses cancelar.
  • Com bons cuidados, deve-se conseguir de 60 a 85% de prenhes por ciclo.
  • Os melhores resultados são em éguas que ovularem nas próximas 24 horas após serem  inseminadas.
  • O maior custo é cobrir uma mesma égua por mais de um ciclo.
  • Nenhum outro fator influencia mais os níveis positivos de prenhes, do que o intervalo entre inseminação e ovulação.
  • Este simples fator, é mais importante que a motilidade do sêmen, número e volume de sêmen. Por isso, por mais que pareça estressante, não há algo mais importante a se perseguir do que sua égua ovular até 24 horas pós cobertura.
  • Um estudo científico da Universidade do Estado de Colorado, dividiu 3 grupos de éguas que foram inseminadas com sêmen coletado em até 24 horas:

Grupo 1: 25 éguas cobertas com 1 bilhão de espermatozoides com motilidade progressiva com ovulação da égua inferior a 24 horas pós inseminação: resultado 64% de prenhes.

Grupo 2: 29 éguas cobertas com 1 bilhão de espermatozoides com motilidade progressiva com ovulação da égua 48 horas pós inseminação: resultado 31% de prenhes.

Grupo 3: 25 éguas cobertas com 2bilhões de espermatozoides com motilidade progressiva com ovulação da égua 48 horas pós inseminação: resultado 41% de prenhes.

  •  O intervalo de ovulação da égua TEM QUE SER MENOR QUE 24 HORAS para se obter bons índices de prenhes.

Boas práticas para se trabalhar com estas baixas doses de sêmen:

1)   24 horas antes de cobrir a égua deve ter um folículo de 35 mm e dada uma droga para ovular (desorelina). MESMO QUE VOCÊ ACHE QUE A ÉGUA VAI OVULAR NA HORA CERTA, SEM A NECESSIDADE DO MEDICAMENTO, RECOMENDAMOS QUE VOCÊ DÊ ASSIM MESMO. Mesmo com toda nossa experiência, as éguas tendem a atrasar a ovulação de um folículo assim, mais do que antecipar. DESORELINA é mais barato do que despesas adicionais que teremos caso necessitemos pedir mais uma dose de sêmen, ou se perdermos este ciclo.

2)   Como sêmen tem em pouca quantidade para atender as solicitações, em especial nos meses de alta concentração de éguas a serem cobertas, por garanhões da moda, peça sempre o sêmen com 48 horas de antecedência de preferência, para garantir seu lugar na fila.

3)   A fertilidade é sempre melhor com sêmen fresco. Se der, dê preferência para ter a égua no local onde se coleta o sêmen.

4)   Tenha certeza que seu veterinário esteja preparado para colocar a baixa dose de sêmen na “ponta do corno”.

5)   Se não for inseminar na hora que este sêmen chegar, ou se for usar uma segunda dose de inseminação (dose reserva, para mais tarde, caso a égua venha atrasar na ovulação), troque os blocos de gelo da caixa ou mova o sêmen para a geladeira, pois os equiteiners perdem sua capacidade de manter a temperatura apropriada por mais de 24 horas.

Achei positiva a matéria e para mim, aprendo sempre com isso.

 

 

Postado em: Artigos
Marcado com:

Nenhum comentário »

No comments yet.

Leave a comment