setembro 16, 2016 Por Haras Vista Verde

Bem nascido ou mal nascido? Eis a questão!

Muitos acham que o animal só vai ser bom se for “bem nascido” e define o “bem nascido” como potro nascidos em julho ou agosto.

bem nascidoIMG_1366Vamos então fazer uma análise.

Os animais produzidos no Brasil que vão correr em Sorocaba, estreiam normalmente em março.

Veja por exemplo, a Geração 2014 vendida este ano nos leilões, vai estrear no dia 11 de março em Sorocaba, no dia do Torneio Início e do Leilão do Haras Vista Verde e Convidados.

Nasceu em julho de 2014, vai estrear em março com 2 anos e 8 meses. Se nasceu em agosto com 2 anos e 7 meses e se nasceu em novembro (teoricamente “mal nascido”) estreia com 2 anos e 4 meses.

Nos Estados Unidos, também estreiam em março, porém como lá a temporada é no 1º semestre do ano e aqui no 2º semestre, os animais que vão estrear em março de 2017 são os nascidos em janeiro a junho de 2015, portanto terão 2 anos e 2 meses os nascidos em janeiro e apenas 22 meses os nascidos em maio.

A maior e mais tradicional corrida dos EUA é o All American Futurity. As classificatórias são em agosto, portanto os animais nascidos em janeiro, que correrão o All American Futurity, o farão com 2 anos e 7 meses e os nascidos em maio com 2 anos e 3 meses, ou seja,  correm o All American Futurity na idade dos que estreiam aqui no Brasil.

Na história do All American Futurity de 1959 até hoje, 8 vencedores nasceram em janeiro, que equivale no Brasil aos nascidos em julho, 18 nasceram em fevereiro (equivalente a agosto), 19 em março (setembro), 9 em abril (outubro), 4 em maio (novembro), 1 em junho (dezembro).

A média destes 59 ganhadores é nascimento de 7 de março o equivalente aos nascidos aqui em 7 de setembro, portanto não há motivos de acharmos que cavalos que vão ganhar são só de julho e agosto.

bem nascidoIMG_1330

Metade dos ganhadores do All American, de 1959 a 2015, nasceu antes de 3 de março (3 de setembro) e metade depois. Portanto metade dos ganhadores são “mal nascidos”.

Lógico que, para a venda nos leilões, quanto mais “bem nascido”, mais pronto o potro estará para a venda, e mais preço ele recebe.

Mas para corrida, é só ter paciência…

Alguns exemplos de excepcionais corredores com nascimentos “tardios”:

  • DASH FOR CASH    17 de abril (equivale a 17 de outubro)
  • SPECIAL EFFORT     9 de abril (9 de outubro)
  • FIRST DOWN DASH   20 de maio (20 de novembro)
  • CORONA CARTEL   31 de março (30 de setembro)
  • PYC PAINT YOUR WAGON  4 de abril (4 de outubro)
  • ONE FAMOUS EAGLE  14 de março (14 de setembro)
Postado em: Artigos
Marcado com: ,

Nenhum comentário »

No comments yet.

Leave a comment