julho 09, 2016 Por Haras Vista Verde

Temporada de monta vai começar, qual é o melhor cruzamento?

A temporada de monta começa agora no início de agosto, e é quando os futuros craques começam a ser produzidos.

Inicia-se em agosto, por causa do ano Hípico. O cavalo Quarto de Milha faz ano hípico todo dia 01 de julho. Esta é a forma de se “enturmar” a geração.

Os Futuritys (Torneio Início, Megarace, Super Speed, Brazilian Futurity, etc), são para animais de 2 anos hípicos. Neste ano, correram estas provas os animais nascidos a partir de julho de 2013. Fizeram 1 ano hípico em 01/07/2014, 2 anos hípicos em 01/07/2015 e correram no 1º. semestre de 2016, com estes 2 anos hípicos.

Funciona muito parecido com estudantes na escola. Aos 7 anos os alunos entram no 1º. ano da escola elementar. Tem aluno que faz aniversário em janeiro e outro em agosto. Ou seja, o de janeiro terá 7 anos, em janeiro e o de agosto entra com 6 anos e só fará 7 anos de verdade em agosto.

Assim funciona com a “enturmação” dos cavalos. Em 1º. de julho fazem ano hípico.

Da mesma forma que uma criança de janeiro terá mais rápido aproveitamento no 1º. ano, que outra que nasceu em agosto, a “teoria” mostra que um animal nascido em julho/agosto, tem mais precocidade que outro nascido em outubro/novembro. O que não é regra. O melhor cavalo do mundo de todos os tempos na reprodução FIRST DOWN DASH (que como atleta também foi espetacular, ganhando mais de US$ 800.000), nasceu em maio (nos EUA), que equivale a novembro no Brasil, já que lá o ano hípico é 1º. de janeiro.

No exemplo acima, um potro nascido em julho de 2013, correu o Torneio Início de 2016 em março, com 2 anos e 8 meses, enquanto que o que nasceu em novembro de 2013, correu com 2 anos e 4 meses.

A única coisa triste nesta história, é que alguns criadores, começam a cobrir suas éguas muito antes da data oficial de início da temporada. Seu animal nasce antes de julho e ao registrá-lo ele registra como nascido após 01/07, fazendo com que no futuro, este seu animal corra contra os outros com vantagem na idade.

Mas, isto é a famosa “Lei de Gerson”, onde um quer levar vantagem na “malandragem”, fazendo algo que “não é justo”. Felizmente “mentira tem perna curta” e estes criadores são conhecidos. O melhor é sempre fazer o CERTO!

A TEMPORADA PARA OS JUSTOS COMEÇA EM AGOSTO.

Qual o melhor cruzamento para a suas éguas?

Infelizmente (ou felizmente) não existe uma resposta única e absoluta para esta questão. Se fizer esta pergunta a mais de uma pessoa, é quase certo que terá mais de uma resposta do melhor cruzamento.

Basicamente, deve-se pensar em dois quesitos:

Genética: Qual o sangue que melhor cruza com o pedigree de minha égua?

A forma clássica de responder isso é pensando em quais cruzamentos deram certo nas pistas e tentar replicá-los com o sangue de sua égua. Pense nos pedigrees dos melhores cavalos brasileiros e americanos e tente fazer coisa parecida para chegar no seu melhor cruzamento.

A outra parte da genética é a quantidade de sangue de um determinado garanhão ou égua existirá dentro do pedigree do futuro potro: o “inbreeding”, quando há concentração de sangue, ou “outcross”, quando as linhagens não se repetem na parte paterna e materna.

Morfologia: O que falta ou deve ser melhorado no físico de minha égua?

Para isso é necessária uma análise criteriosa da égua. Observe-a. Peça para amigos te ajudarem nisso. Peça ajuda para profissionais quando achar necessário.

Se quiser um filho maior que a mãe, coloque um garanhão que aumenta o tamanho dos filhos. Se achar que falta empurrador, coloque um garanhão que transmita esta qualidade, e assim por diante.

Planejamento é a chave do sucesso para qualquer coisa na vida. Para planejar suas coberturas, você precisa de estudo e informação e assim chegará no melhor cruzamento.

Uma boa dica de fonte de informações sobre garanhões é o GUIA DE GARANHÕES: www.guiadegaranhoes.com.br

Postado em: Artigos
Marcado com:

Nenhum comentário »

No comments yet.

Leave a comment