novembro 22, 2012 Por Haras Vista Verde

TABELA DE ÍNDICE DE VELOCIDADE AAAT

Muita gente me pergunta sobre o que é Indice de Velocidade, ou Speed Index, como é chamado nos Estados Unidos.

O Índice de Velocidade do animal, é calculado pelo tempo que ele percorreu determinada distância, e varia de acordo com o Jockey Clube que ele correu.

Ex: animal que marcou no Jockey Clube de Sorocaba nos 402 metros 21,51s, com 53 kilos de peso do jockey, recebe o ínice de velocidade 100. Cada 4 centésimos a mais que ele leva para percorrer os mesmos 401 metros, ele perde 1 índice, ou seja, se fizer a distância em 21,55s ele terá índice 99, e se fizer em menos tempo, como 21, 47s ele tem índice 101.

Quando ele faz índice de 80 a 89, recebe o Registro de Mérito AA (double A), quando faz de 90 a 99, recebe AAA (Triple A), e quando faz acima de 100 de índice, seu Registro de Mérito é AAAT (Top Triple A)

Porém, você deve ficar atento em alguns fatos importantíssimos, que podem te fazer analisar o índice de forma errada.

A primeira é saber se ele correu  PADOCK (onde não tem exame antidoping após a corrida) ou se correu numa prova com Antidoping. Infelizmente, mesmo alertada por nós, a comissão de corrida do Jockey Clube de Sorocaba, utiliza a mesma tabela para provas de Padock e antidoping, o que é um erro, já que nas provas de Padock os animais são mais rápidos. Exemplo recente para comprovar nossa teoria:

No dia 20/10/12 correu-se em Sorocaba as finais do GP Taça de Ouro (PADOCK) e as finais do GP CONSAGRAÇÃO (ANTIDOPING), ambas em 402 metros. No OURO ganhou Rei da Raia com o tempo de 21,42s e fez Indice AAAT 102. No Consagração, ganhou My First Stones com o tempo de 21,64s e fez índice AAA 96. Lógico que o Consagração é uma prova de Grupo 1 e o Ouro não é Grupo 1, mas um leigo, olhando só índice, vai achar que o do Ouro é melhor. Não, o Ouro foi no PADOCK!

Outro fato importante é avaliar o peso do jockey. Os índices, são para cavalos que correram com peso do jockey de 53 kilos. A cada kilo a menos do jockey, acrescentase 0,05 segundo a mais no seu tempo para apuração de índice. Se um cavalo correr de 53 kilos e fizer 21,51s nos 402 metros em Sorocaba terá índice AAAT 100. Se ele correr de 51 kilos, nos mesmos 21,51s, acrescenta-se 0,05 x 2 = 0,10 s, portanto para índice ele terá feito 21,61s para obtenção de índice, e terá índice AAA 97.

Outro fato importante é o Jokcey Clube onde correm:

Como é definida a Tabela de índice de Velocidade?

De acordo com as regras da AQHA e da ABQM, a cada ano e para cada pista reconhecida, a ABQM ou a AQHA seleciona os três melhores tempos em cada distância (sem repetir o animal) em cada um dos três últimos anos e tira a média destes nove tempos, para encontrar então o tempo que representará o novo índice de Velocidade 100. A Tabela de índice de Sorocaba está desatualizada.

Por que não usar o mesmo índice para todas as pistas?

Porque o piso, as condições atmosféricas variam de lugar para lugar.

Nas pistas onde correrm os melhores cavalos o índice é mais difícil de se fazer melhor índice. Veja por exemplo, neste final de semana, no maior hipódromo de corridas de Quarto de Milha do mundo, LOS ALAMITOS, o maior índice de Velocidade conseguido por um cavalo foi AA – 87. Lá é o lugar mais dificil do mundo para se fazer índice, pois lá correm os melhores cavalos do mundo. No sábado em Los Alamitos, o maior índice foi AA – 83, e no domingo o maior índice foi AA 82.

Como você deve usá-lo para avaliar um cavalo

É por isso que não se vive só de Indice de Velocidade. Cuidado ao analisar um cavalo ou a produção de uma matriz apenas pela tabela de índice. Na dúvida, pode nos consultar.

Temos uma égua JULIANA VISTA, que tem índice AA, e é corredora clássica em Sorocaba, obtendo segundo lugar num Grupo 1 – GP Torneio Início, e temos outra que é AAAT e nunca correu um clássico… eu prefiro a JULIANA…

Postado em: Artigos
Marcado com:

6 Comments »

  1. Muy buen aporte del HARAS VISTA VERDE, aca en ARGENTINA, hay mucho deconocimiento respecto a los indices de velocidad.
    Gracias

    Comentar by HECTOR RUBEN BONIFATO — 23 de novembro de 2012 @ 12:16

  2. Nossa muito interessante e esclarecedor esse artigo.. como o próprio escritor sitou um leigo, como eu, nunca iria desconfiar disso; agora quando eu for analisar cavalos de corrida vou prestar mais atenção!!! Só para complementação e tirar mais uma dúvida, o índice de velocidade é valido para qualquer cavalo de corrida de qualquer raça??
    obrigado

    Comentar by Yuri Vicentini — 23 de novembro de 2012 @ 20:11

  3. Yuri,
    Os índices de velocidade, pelo que sabemos, são apenas para os animais Quarto de Milha.
    Abraços!

    Comentar by Haras Vista Verde — 27 de novembro de 2012 @ 0:48

  4. Muito bem colocado o exemplo de padock, nao adianta ter o melhor remedio ao inves de o melhor animal … aqui no interior do parana só se corre no doping, oq é uma pena.

    Comentar by rafael — 26 de novembro de 2012 @ 16:28

  5. Seria muito oportuno de quando nos leilões ser feito o comentário com base nos índices dos produtos ofertados; evidente nas duas situações: Com Padok livre e ou com antidoping vigiado, ficaria mais claro e evidente. Eu posso comparar uma corrida em Carazinho com uma em Avaré ou Sorocaba; isto é um fato! Outro , é que nem todos têm esse acesso!

    Comentar by Jam Ivoli Carvalho do Amaral — 29 de outubro de 2015 @ 9:18

  6. Eu gostei muito da ideia de seu sítio. Espero que você prossiga à redigir porque quero continuamente dirigir-se aqui pra ler.

    Comentar by melhores celulares 1000 reais — 3 de março de 2022 @ 23:22

Leave a comment